5.4.08

UFPA participa da nova versão do Projeto Rondon em portel




O projeto "Gerar, Nascer e Crescer saudável: responsabilidade e comprometimento com a vida na promoção de educação em saúde , coordenado pela Profª Ieda Maria Louzada Guedes, com o apoio da doutoranda Charliana Aragão Damasceno e de mais seis estudantes de graduação, desenvolveu ações na cidade de Portel, localizado na Ilha do Marajó, Estado do Pará, no mês de janeiro deste ano. Portel foi um dos 31 municípios paraenses agraciados pela Operação Grão-Pará, integrada por 45 municípios dos Estados do Pará e Piauí.

Essa Operação faz parte de um conjunto de ações do Projeto Rondon, que envolvem atividades voluntárias de universitários voltadas às necessidades de municípios carentes e de difícil acesso.
No Pará, foram 31 municípios atendidos: Augusto Corrêa, Aurora do Pará, Bagre, Baião, Bujaru, Cachoeira do Arari, Colares, Concórdia do Pará, Curralinho, Inhangapi, Ipixuna, Limoeiro do Ajuru, Magalhães Barata, Marapanim, Melgaço, Mocajuba, Muaná, Oeiras, Ourém, Peixe-Boi, Ponta de Pedras, Portel, Quatipuru, Santa Cruz do Arari, Santa Luzia do Pará, Santarém Novo, São Caetano, São Sebastião, Soure, Timboteua e Tracateua. As Instituições de Ensino superior do Estado paraense que atenderam essas cidades foram a Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade do Estado do Pará (UEPA), Universidade Rural da Amazônia (UFRA) e Universidade da Amazônia (UNAMA).
Para atender as demandas da comunidade de Portel, foram feitos 3 cursos de Capacitação, ofertados pelo projeto da UFPA que envolve alunos de Psicologia. Pedagogia, Odontologia, Enfermagem e Biomedicina: Multiplicadores em Bem-Estar da Mulher, Criança e Adolescente; Multiplicadores em Saúde Alimentar e Nutricional; Agentes Críticos Reflexivos Multiplicadores em Educação. Todos os cursos foram destinados à docentes de ensino fundamental e médio, que de acordo com a Profª Ieda Guedes, são os disseminadores de conhecimento e aos Agentes Comunitários de Saúde(ACS), que são a ponte da comunidade com o Sistema de Saúde. Além disso, foram realizados um curso de Atualização para os ACS, um Fórum com Conselheiros Municipais e a I Semana Temática sobre Educação, Saúde e Cidadania de Portel, destinada à população em geral.
Para a coordenadora do Projeto, o objetivo foi bem alcançado pela equipe, que se envolveu diretamente com as problemáticas da cidade. “Uma das necessidades relevantes da comunidade é a falta de informação e formação, e isso nós pudemos levar a eles”, garante. Ieda afirma também que essa iniciativa servirá de estímulo para a comunidade acadêmica, para quem tiver interesse em fazer extensão. “Não há limites de número de projetos a serem aprovados pelo Governo Federal. Se o projeto tiver mérito, ganha", diz a professora
A estudante de doutorado, Charliana Aragão, que atua como vice-coordenadora do Projeto, é mais taxativa “Foi a melhor experiência que eu já tive. Nada se compara ao que eu pude vivenciar em Portel. Você lidar com a realidade, na qual só ouve falar, é difícil e ao mesmo tempo enriquecedor. Essa experiência com certeza nos humaniza, nos amadurece pessoal e profissionalmente".
Texto : Giselle ValeBolsista de Comunicação da Proex


CEFET- BAMBUÍ EM PORTEL
Mãos à obra. Desde domingo, dia 10, alunos do CEFET-BAMBUÍ participantes do Projeto Rondon desenvolvem seus trabalhos no nordeste do país. Foram recebidos com festa pelas cidades contempladas.
O CEFET aprovou quatro propostas de trabalho para esta edição do Projeto Rondon e selecionou os alunos que se encaixavam nos perfis ideais para a realização das atividades.
Em Portel, no Pará, o primeiro trabalho dos universitários e professores foi coletar informações da comunidade visitando as famílias da região. A partir de então, foram abertas as inscrições para os cursos de formação comunitária.
A participação dos rondonistas em programas de rádio garantiu também que muitos habitantes soubessem do projeto e assegurou que os cursos tivessem alta procura. Centenas de pessoas se inscreveram para os treinamentos oferecidos.
Dentre os cursos estão os de compostagem e formação de horta comunitária, visando a sustentabilidade e a prática da cidadania entre os membros da comunidade.
Antes de partirem para Portel, os alunos foram recepcionados calorosamente pelo Ministério da Defesa em Belém do Pará, onde ficaram hospedados por dois dias.
Ao Ministério da Defesa e às cidades que acolhem os alunos do CEFET-BAMBUÍ, nossos aplausos e nossos agradecimentos.
Veja as fotos dos primeiros dias dos rondonistas do CEFET no Pará:
Ver imagens em portel.

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BATE PAPO PORTELENSE