5.4.08

LINHÃO MARAJÓ


Orçada em R$ 360 milhões, a interligação do Sistema Isolado da ilha do Marajó será possível através da extensão de rede elétrica de Tucurui até o Marajó, com a construção de mais de 1.140 quilômetros de Linhas de Transmissão e Distribuição de energia elétrica (712 quilômetros de Linha de Transmissão em 138 kV e 430 quilômetros de Linha em 34,5 kV) e de 17 novas subestações, que vão levar energia para mais de 50 mil famílias até 2010.
No total, quinze municípios do Marajó serão beneficiados diretamente pelo projeto de interligação. Na primeira etapa, prevista para encerrar em 2009, serão interligados ao sistema elétrico convencional Portel, Breves, Melgaço, Curralinhos e a localidade de Parada do Vento, com um investimento de R$ 160 milhões.
O ribeirinho Manoel Ferreira da Silva, presidente da Associação de Pescadores da comunidade de Vila Catispera, está otimista com os projetos anunciados para o Marajó. "Vai dar mais dignidade para a nossa gente", acredita.
"Nós precisamos abolir a vela, o candeeiro e a lamparina. Nós queremos é luz elétrica na casa de todos os brasileiros", defendeu o presidente Lula, em discurso à população. Segundo Lula, 85% das residências do meio rural não possuem energia elétrica no país e a interligação do Marajó ao Linhão de Tucuruí vai garantir oportunidades de crescimento e desenvolvimento para o Marajó.
De acordo com Carmem Campos Pereira, distribuir energia elétrica para regiões tão grandiosas, com muitos rios e florestas, além de baixa densidade demográfica, é um desafio grande para a Celpa. "Mas a Celpa tem um papel fundamental no desenvolvimento e no progresso do Marajó e do Estado do Pará e, apesar de ser um desafio muito grande, nós nos orgulhamos de oferecer isso para a sociedade marajoara e paraense", destaca a presidente.

Empregos Cerca de 2 mil empregos diretos e indiretos deverão ser gerados pelo projeto de interligação do Sistema Isolado da ilha do Marajó, até 2010, de acordo com o presidente da Eletrobrás, Valter Luiz Cardeal.

Nenhum comentário:

BATE PAPO PORTELENSE