1.4.08

INDIOS EM PORTEL.



Do Tocantins ao Xingu

Entre o Tocantins e o Xingu existem alguns parônimos e homônimos que trazem alguma confusão para os leitores não familiarizados com essa sub-área. Há, por exemplo, dois rios de nomes muito parecidos — o Bacajá e o Pacajá — e importantes como referência para a localização de grupos indígenas. O Bacajá é um afluente do Xingu: a cidade de Altamira fica na ponta projetada para o norte do grande ziguezague do baixo curso deste rio, enquanto o Bacajá desemboca na ponta seguinte, projetada para o sul. O rio Pacajá, por sua vez, não é afluente do Xingu; ele desemboca junto à localidade de Portel, naquele braço do Amazonas que passa pelo sul da ilha de Marajó, chamado de Rio Pará.

Além disso, alguns grupos indígenas desta sub-área são conhecidos por um mesmo nome. É o caso dos assurinis que vivem entre o rio Xingu e seu afluente Bacajá, que são distintos dos assurinis que vivem perto do rio Tocantins, junto a um posto indígena chamado Trocará. Vieram morar junto a estes os assurinis que moravam no rio Pacajá. Os dois grupos que agora moram junto ao posto do Trocará apresentam pequenas diferenças dialetais, participam juntos em cerimônias e intercambiam mulheres, o que já fariam antes do contato com os brancos. A auto-denominação dos assurinis que vivem no Trocará é acuáua, nome divulgado por Roque Laraia, mas hoje eles o tomam como pejorativo, no sentido de "índios do mato". Assim, o mais adequado será aplicar-lhes a designação de assurinis do Tocantins (inclusive os que vieram do rio Pacajá), distinguindo-os dos assurinis do Xingu (que vivem entre o Xingu e o rio Bacajá) (Andrade 1984/5: 115-6).

Atualmente vivem em uma área de 351.697,41 ha, legalmente demarcada, homologada e registrada no serviço de Patrimônio da União, conforme Decreto 248/91 de 29.10.91. A Terra Indígena Parakanã está situada em dois municípios no estado do Pará: Novo Repartimento e Itupiranga.
Como a maioria das nações indígenas existentes no Brasil, os Parakanã mantém contato com os não índios. Datam de 1910 os relatos dos primeiros contatos que tiveram lugar no rio Pacajá, acima da cidade de Portel, Messoregião do Marajó.

Nenhum comentário:

BATE PAPO PORTELENSE