5.4.08

A degradação que dá susto...
Nelson Tembra
Engenheiro Agrônomo - Consultor Ambiental / Belém do Pará


Na condição de Secretário Municipal de Meio Ambiente de Portel, gostaria de comentar a notícia publicada na coluna Em Poucas Linhas de O LIBERAL de 8 de dezembro de 2006, de que 'O ritmo da exploração madeireira no município de Portel, Ilha do Marajó, tem assustado até técnicos do Ibama: algo em torno de mil metros cúbicos por dia'. O número apresentado, infelizmente, está muito aquém da triste realidade.

Em atendimento ao ofício da Prefeitura Municipal. protocolado na Superintendência do Ibama/Pa sob o n.º 02018.009982/2006-37, em 7 de novembro deste ano, o chefe da Ditec, Samuel Pereira de Freitas, nos encaminhou a listagem dos Planos de Manejo Florestal Sustentável - PMFS que se encontram aptos neste órgão até a presente data. São 32 Planos que autorizam a exploração de cinco milhões duzentos e doze mil seiscentos e quarenta e três metros cúbicos, duzentos e vinte e quatro decímetros cúbicos por ano, ou seja, mais de 14.000 metros cúbicos/dia.

Considerando a estimativa que, em toda a região, apenas 20% da exploração madeireira se processa dentro da legalidade, as projeções são de que mais de 40.000 metros cúbicos são extraídos ilegalmente e transitam livremente todos os dias, somente no município de Portel. Espero que os técnicos do Ibama não morram de enfarto com a presente informação

Nenhum comentário:

BATE PAPO PORTELENSE