1.4.08

RESERVA ECOLOGICA CAXIUANÃ!


Para os que querem aliar o prazer de conhecer lugares paradisíacos à busca pelo conhecimento e conscientização ecológica, o Pará também oferece opções variadas. Uma delas é a Floresta Nacional de Caxiuanã. Fica nos municípios de Portel e Melgaço, a Cidade mais proxima Portel a 296 km de Belém; e a Floresta Nacional do Tapajós, na região oeste do Pará.

Em Caxiuanã, o Museu Paraense Emílio Goeldi mantém a Estação Ferreira Pena, onde há pesquisas sobre fauna, flora, ambiente físico e o homem da região. São 330 quilômetros quadrados de floresta densa, acessíveis apenas por barco, a partir de Belém.
A natureza intocada do local é fundamental para o desenvolvimento das pesquisas do Museu Goeldi. A Estação é espaço também para a promoção da melhoria da qualidade de vida das comunidades próximas, fazendo do projeto uma fonte de renda para a manutenção da infra-estrutura e meio para difusão do conhecimento científico produzido no local e disponibilizado para os visitantes.
A Estação Ferreira Pena possui 33 mil hectares, correspondentes a 10% da área total da Floresta Nacional de Caxiuanã. Uma moderna base de pesquisa foi construída, com financiamento do Governo Britânico, em plena selva amazônica, com apartamentos, refeitório, biblioteca, laboratórios, auditório, barcos e uma torre de observação de 40 metros de altura.ção de um projeto piloto de exploração industrial de madeira e outros 5.000 hectares para preservação de parques fenológicos e reserva ecológica.

O projeto de Turismo Ecológico, desenvolvido pelo MPEG- Museu Paraense Emílio Goeldi/CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, dentro do Programa Floresta Modelo, inclui a visitação monitorada de pequenos grupos de turistas à Estação Ferreira Pena, possibilitada pela excepcional infra-estrutura e pelo potencial ecoturístico da região, uma floresta primária intocada.

2 comentários:

Unknown disse...

Excelente. O acesso ao topo da torre faz parte do roteiro turístico?

Unknown disse...

Gostaria de saber como faço para visitar esse lugar

BATE PAPO PORTELENSE