1.4.08

SALDO PARCIAL REVELA QUE OPERAÇÃO KOJIMA APREENDEU MAIS DE 25 MIL M³ DE MADEIRA EM PORTEL NO PARÁ


Relatório parcial de fiscalização demonstra que a operação Kojima, iniciada no dia 09 de setembro, aprendeu mais de 25 mil metros cúbicos de madeira em toras e serrados e lavrou multas que totalizaram R$1.463.599,30 (um milhão, quatrocentos e sessenta e três mil, quinhentos e noventa e nove reais e trinta centavos). Houve apreensão de veículos, tratores e embarcações entre outros bens que estavam sendo utilizados em crime ambiental nos municípios de Anapu e Portel, regiões noroeste e centro-oeste do Pará, em média mais de mil quilômetros da capital Belém.
A maior apreensão de madeira (15 mil metros cúbicos em toras) ocorreu no PDS da comunidade Terra da Paz, às margens do rio Tuerê, na divisa do município de Portel. Foram identificadas pelo Ibama áreas de explorações irregulares na margem esquerda do Rio Tuerê e em uma esplanada o armazenamento de 13.457,833 m³ de madeiras em toras (5.068 toras) das espécies angelim, andiroba, jatobá, estopeiro, amarelão, piquiá, maçaranduba e ipê. Foram encontradas outras esplanadas, localizadas às margens do Rio Anapú divisa com município de Portel, com cerca de 2.000,000 m³ de madeira em toras.
Foram autuadas 12 empresas madeireiras em Anapu, das quais 06s tiveram atividades embargadas e lacradas seus maquinários, 01 foi enquadrada como suspeita de envolvimento com a exploração ilegal de madeira no PDS Esperança, 01 foi identificada como empresa fantasma (existe só no papel sem unidade física) e 04 autuadas, sem embargo, por armazenar produto florestal sem licença do órgão ambiental competente e houve lavratura de 20 Autos de Infração (AI) resultantes de ações fiscalizatórias realizadas nos municípios de Anapu e Portel.
A operação Kojima do Ibama em parceria com o BPA, conta com 32 policiais do BPA - Batalhão de Policiamento Ambiental e 15 da Polícia Militar de Marabá e 40 agentes da Superintendência de Belém e Gerências Executivas de Altamira e Marabá. A ação começou em Anapu/Pacajá em duas etapas. Na primeira etapa os trabalhos foram concentrados em levantamento de madeiras exploradas em lotes do PDS Esperança e, a segunda, em inspeções industriais. Foram vistoriadas 12 indústrias madeireiras, na sede do município de Anapu. As inspeções em indústrias madeireiras em atendimento a denúncias de exploração florestal ilegal, em desmatamentos na região e denúncias de exploração, transporte e industrialização de madeiras, bem como desmatamentos clandestinos, entre outras agressões ambientais.
Durante as ações fiscalizatórias realizadas nos municípios de Anapu e Portel, manifestantes integrantes do PDS e de outros assentamentos, interditaram a rodovia Transamazônica, ao longo da ponte sobre o Rio Anapu. Outra interdição ocorreu no sentido Altamira - Anapu, feita pelos caminhoneiros. Os produtos florestais, máquinas e outros bens apreendidos se encontram na área sob a guarda temporária do Ibama e Policiais do BPA e Polícia Militar do Pará.
Por: Edson Gillet Brasil
Fonte: Ibama
Foto: ilustrativa

Nenhum comentário:

BATE PAPO PORTELENSE