5.4.08


E O OURO VERDE SE VAI ENQUANTO PORTEL CAI!


Duas balsas contendo cerca de 600 metros cúbicos de madeira de lei, em toras sem licença do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), foram apreendidas por policiais da Delegacia de Polícia Fluvial (DPFlu), ligada à Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), durante a operação 'Sirituba'. O flagrante ocorreu na orla do município de Igarapé-Miri. Uma pessoa foi detida. A carga foi avaliada pelos policiais da DPFlu em cerca de R$ 300 mil.
De acordo com as informações do delegado Pedro Monteiro, da DPFlu, a operação 'Sirituba' durou cinco dias (de 10 a 15 de dezembro) e visou combater crimes fluviais como assaltos e furtos a embarcações em vários municípios paraenses, em especial em Abaetetuba e Igarapé-miri. No entanto, os policiais acabaram flagrando também crimes ambientais, como o carregamento de madeira sem o Guia Florestal - documento obrigatório para esse tipo de transporte e que deve ser obtido junto ao Ibama.
Hélio Farias Rabelo, que comandava uma das balsas, foi identificado como dono de parte do carregamento. O outro proprietário ainda não foi identificado.
Hélio foi encaminhado para a Divisão Especializada em Meio Ambiente (Dema), onde seria indiciado de acordo com o artigo 38 da lei 9.605/98. 'O acusado deve ser submetido ao pagamento de multa, cujo valor será afixado pela Sema (Secretaria Estadual de Meio Ambiente) e terá de responder criminalmente pelo artigo 38, que trata do transporte ilegal de madeira, podendo ser condenado a uma pena que vai de um a três anos de prisão', esclareceu o delegado.
Ambas as balsas partiram do município de Portel, na ilha do Marajó, carregadas de madeira extraída naquele município.que ja e reconhecido como um dos municipio que mais extraem madeira ilegal do estado Uma das balsas tinha como destino o município de Moju. Já a outra, seguia para o porto de Icoaraci, em Belém.
Entre o material apreendido há exemplares de madeiras de lei como Cupiúba, Angelim e Muiracatiara.


ALTUAÇÃO IBAMA

Nenhum comentário:

BATE PAPO PORTELENSE