9.9.11



DOCUMENTO SOBRE SEGURANÇA PÚBLICA - PORTEL (PA)

Excelentíssima Senhora
ANA JÚLIA CAREPA

Governadora do Estado do Pará

Senhora Governadora,

A segurança pública é uma das prioridades no governo de Vossa Excelência.

Dessa forma, vimos por meio desta comunicar formalmente que a situação do Município de Portel neste aspecto está caótica, haja vista que o fechamento das empresas do setor madeireiro causou desemprego e elevado êxodo rural, e, consequentemente, aumentou a violência e a criminalidade nesta localidade.

Muitos são os índices de crimes contra a pessoa, contra o patrimônio, contra a liberdade sexual, dentre outros. Para se ter uma idéia, existem várias gangues e também “toque de recolher” em alguns locais desta pequena cidade.

Por isso, no mês de março do corrente ano, foi realizada uma audiência pública, na qual se percebeu a mobilização em massa da sociedade local para discenir o problema. Infelizmente, não houve o comparecimento de qualquer representante do Poder Executivo Estadual.

Logo, Senhora Governadora, solicitamos que seja disponibilizada atenção especial a este Município no que tange à segurança pública, sob pena de, em breve, vivenciarmos em uma guerra urbana e rural.

Para tanto queremos:

- Providências quanto à Polícia Militar: a) aumento no número de homens, de 08 (oito) para 30 (trinta), haja vista o sistema de rodízio reduz pela metade a quantidade de homens efetivamente trabalhando no policiamento ostensivo e preventivo; b) rodízio constante de policiais, uma vez que alguns membros da corporação estão prestando serviço há 05 anos em Portel, possuindo vínculo de amizade e/ou familiar, prejudicando os trabalhos; c) Viatura policial por meio de automóvel, posto que só há 03 (três) motocicletas; d) Coletes a prova de balas; e)Armamento; f) lancha para policiamento maríti- Providências quanto à Polícia Civil: a) Aumento no número de investigadores, de 02 (dois) para 06 (seis), posto que o trabalho de polícia judiciária está sendo prejudicado por falta de investigadores na atuação; b) Reforma e ampliação da delegacia, com construção de muro, copa, banheiro decente para os funcionários, gabinete para Delegado, local para banho de sol dos presos provisórios; c) Reforma e ampliação do bloco carcerário; lancha para as investigações na zona rural.

Senhora Governadora, apenas concretizando essas necessidades, o Município de Portel conseguirá combater a alta criminalidade hoje existente e prevenir, futuramente, o cometimento de novos delitos, proporcionando a tão sonhada e festejada paz social. E só assim, o Estado do Pará deixará de ser notícias nas páginas e seções policiais dos jornais nacionais e internacionais.

Respeitosamente,

(Este documento consta nos arquivos da Prelazia do Marajó, assinado por: Prefeito Municipal de Portel, Todos os Vereadores da Câmara de Vereadores de Portel, Juiz de Direito de Portel, Promotora de Justiça de Portel, Pastor Presidente da Assembléia de Deus de Portel, Igreja Católica “Pároco da Paróquia de Portel”, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Portel, Sindicato dos Trabalhadores na Educação de Portel, e foi recebido por: André Farias (Assessor da Governadora) em 25 de setembro de 2009.

Nenhum comentário:

BATE PAPO PORTELENSE