9.9.11


 

Final de semana agitado em Breves e portel.



Muito mais que uma ambulância, as unidades móveis do SAMU são uma mini unidade de terapia intensiva (UTI), com condições de dar atendimento de emergência aos municípios que não contam com nenhum leito de UTI em toda
A deputada Elcione Barbalho foi para o Marajó no final de semana visitar os municípios de Portel e Breves. As duas cidades foram contempladas com ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), entregues pelo Governo Federal no final de março. As ambulâncias chegaram aos municípios do Marajó na semana passada e a deputada, juntamente com o presidente da Federação das Associações dos Municípios do Pará (Famep), Helder Barbalho, foram convidados para participar da entrega oficial dos veículos.
a região do arquipélago do Marajó. “Sabemos que a população da região precisa de muito mais na área da saúde. Mas o fato de conseguirmos uma unidade de atendimento intensivo já pode ser considerado uma grande vitória para os municípios”, ressaltou a deputada Elcione, ao fazer a entrega da ambulância no município de Portel, onde foi recebida pelo prefeito Pedro Barbosa e pela comunidade local.


portel o grande campeão, Jeps: em Breves


Encerrada as competições dos Jeps que este ano teve como sede a cidade de Breves, Portel foi a grande vencedora conquistando a maioria das modalidades. Foram 6 primeiros lugares. Soure conquistou 4, Breves e Melgaço 3, Curralinho 2, Muaná e Curralinho 1 e Boa Vista que conseguiu apenas 2 segundo lugares.
Portel foi campeão em vôlei feminino nas categorias “A” e “B”, vôlei masculino “A”, handebol feminino “B” e xadrez masculino nas categorias “A” e “B”.
Soure foi campeã no xadrez feminino “B”, Basquete masculino “B”, Basquete feminino “B” e Tênis de Mesa masculino “B”.
Breves venceu Futsal masculino “B”, Vôlei masculino “B” e Tênis de Mesa feminino “B”.
Melgaço ganhou a primeira colocação em Handebol Feminino “A”, Handebol masculino “A” e Xadrez feminino “A”.
Curralinho foi campeão em Futsal feminino “A” e Futsal masculino “A”.
Muaná ganhou no Futsal feminino”B”.
Cachoeira do Ararí ganhou o titulo de campeão do Handebol categoria “B”. Agora para a fase Estadual do Jeps o Marajó vai marcar presença com 6 delegações em 20 modalidades.

Marajó pede segurança ao Governo do Estado


O alto índice de criminalidade nos municípios do arquipélago do Marajó trouxe prefeitos e representantes do Ministério Público à capital para cobrar um plano emergencial ao Governo do Estado. A intenção é combater o problema, acentuado neste período de férias, especialmente o ataque de piratas a embarcações que fazem o trajeto da ilha até Belém.
Reunidos através da Associação dos Municípios do Marajó (Amam), os prefeitos cobram principalmente o aumento do efetivo policial nos 16 municípios do arquipélago e a nomeação de delegados titulares para todos os municípios, além da destinação de viaturas e equipamentos para a polícia combater os criminosos.
Os prefeitos se reuniram com o chefe da Casa Civil, Zenaldo Coutinho, com o comandante da Polícia Militar, coronel Mário Solano, e também com o delegado geral da Polícia Civil, Nilton Ataíde, do Interior, Sílvio Maués, e promotores de Justiça que atuam em municípios da região. Todos concordaram que a situação de insegurança na ilha do Marajó é preocupante e que é preciso viabilizar medidas a curto prazo para conter o aumento da criminalidade.
MONITORAMENTO
Ao final da reunião, os dirigentes da segurança pública e o secretário garantiram que até o final deste ano todos os municípios marajoaras disporão de delegado de polícia titular - atualmente os delegados acumulam dois municípios -, além do aumento de viaturas e lanchas para fazer o monitoramento dos rios locais; destinação de helicóptero e equipamentos de comunicação por satélite interligando todos os municípios da região. “Na minha avaliação, a reunião foi positiva, mas vamos aguardar os resultados e voltar para cobrar”, afirma o presidente da Amam, Pedro Barbosa, prefeito de Portel. Além dele, oito prefeitos marajoaras participaram da reunião e também representantes dos prefeitos que não compareceram.
Zenaldo Coutinho garantiu que a segurança pública é uma das prioridades do atual governo e que já está previsto na agenda mínima do governo Simão Jatene o valor de R$ 356 milhões para a área, com previsão de serem aplicados até 2014, incluindo a reforma e construção de novas delegacias.
O comandante da PM informou que aumentou o efetivo de nove municípios do Marajó em 97 policiais e que a partir do segundo semestre o governo vai realizar concurso público para a PM com previsão de incluir mais policiais para a região. Além da pirataria, os prefeitos denunciaram grande incidência de roubo de gado, tráfico de drogas, falta de equipamentos, viaturas e embarcações para os policiais, entre outros problemas.
Os prefeitos propuseram trabalhar em parceria com o governo estadual para tentar conter o avanço da criminalidade na ilha.(Diário do Pará)

Nenhum comentário:

BATE PAPO PORTELENSE