23.5.08

“Rios de Saúde” divulga balanço de atendimento em Portel




Da Redação
Agência Pará

Cerca de dois mil usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), residentes em Portel, foram atendidos mediante triagem durante três dias e meio de trabalho da expedição “Rios de Saúde”, realizada pelo governo do Pará em parceria com a Marinha do Brasil no navio auxiliar Pará. Graças à ação, o município também passou a contar com um comitê específico de erradicação dos acidentes com escalpelamentos. Portel foi a última das quatro cidades ribeirinhas que foram visitadas pela ação.

Números divulgados pela coordenação do trabalho indicam que, no período de 26 a 29 deste mês, 411 usuários foram atendidos pela Clínica Médica e outros 308 pela Pediatria. No setor de Oftalmologia, 326 pessoas foram examinadas em consulta, das quais 198 tiveram óculos prescritos. Demais dados do setor foram de óculos fabricados (96), armações doadas (102), medicação (19) e encaminhamentos (26).

O Lacen Ribeirinho, serviço disponibilizado pelo Laboratório Central do Estado, realizou 192 exames, além de 132 preventivos de câncer de útero (PCCU’s) e outros 11 encaminhamentos. O setor de Imunização aplicou 325 vacinas e outros 11 injetáveis, enquanto que 650 usuários verificaram a pressão arterial.


O setor de saúde bucal realizou 135 consultas, 618 procedimentos de restauração e outras nove obturações pelo método de tratamento atraumático em crianças. A coordenação também realizou 75 palestras, que foram direcionadas para cada grupo de 10 usuários.


As atividades em torno das boas práticas de escovação contaram com 782 participantes, entre adultos e crianças, que tiveram noções básicas para a prevenção de cáries com escovação supervisionada, aplicação de flúor e kit contendo escova e creme dental.

Em Portel, a ação de técnicos de Educação em Saúde e Assistência Social do governo do Estado, ligados à Sedes e à Sespa, articularam a criação do Comitê Municipal de Erradicação dos Acidentes com Escalpelamentos, que até então não havia no local.

O grupo, que agora vai atuar na luta pela prevenção de acidentes de escalpelamento e na procura de vítimas, conta agora com 16 integrantes, entre representantes do poder local e da sociedade civil, entre secretários, vereadores e associações de pescadores e barqueiros, além do Conselho Tutelar e membros das Igrejas Católica e Evangélica.

“Vamos também orientar essas pessoas a localizarem vítimas de escalpelamento no município, como forma de garantir direitos que muitos sequer sabem que existem. A vítima desse tipo de acidente fica traumatizada e muitas vezes não tem condições de voltar a trabalhar. Por isso deve ser assistida pelo poder público a fim de ser ressarcida pelo menos financeiramente”, complementa Soraia Reis.

Já a atuação dos técnicos da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), que levaram atividades de cidadania aos moradores de Portel, rendeu 292 novas carteiras de identidade e 383 carteiras de trabalho, além da impressão de 1.190 fotografias 3x4.
Texto: Mozart Lira - Sespa

Nenhum comentário:

BATE PAPO PORTELENSE