17.5.08

îPORTEL

Testemunha


O rumoroso caso de Portel, que envolve ribeirinhos ameaçados de expulsão pela madeirerira Cikel, arrendatária das terras junto à empresa ABC, terá sua primeira audiência hoje à tarde, na Justiça Federal. O juiz Antonio Carlos Almeida Campelo ouvirá, entre testemunhas dos ribeirinhos, o ex-deputado Nicias Ribeiro e o agrônomo Nelson Chada. As famílias da região afirmam estar sofrendo perseguição até da PM, que teria colocado homens armados para intimidá-las e derrubar suas casas. Os réus são o Estado, o Iterpa e a ABC.


Riscos
Ventania atingiu galpão e a estrutura caiu sobre os homens, que retiravam telhas

O desabamento de um galpão abandonado no município de Portel, a 270 quilômetros de Belém, deixou três pessoas feridas, anteontem à tarde. Os três são moradores de áreas de ocupação localizadas às proximidades, no bairro Pinho, que estariam, segundo informações, retirando telhas da construção para cobrir suas habitações. Por volta das 15h30 da última quarta-feira, uma ventania atingiu a cidade e o prédio começou a ruir. As três pessoas desceram às pressas, porém a estrutura desabou, caindo sobre elas.

Os feridos são o braçal Isaías Coelho Lourinho, de 31 anos; Maria Dalva de Souza, 41; e Pedro Paulo Lobato, 38. Isaías é o que se encontra em estado mais grave e, até ontem, corria risco de morte. Uma perna-manca caiu sobre ele, gerando traumatismo crânio-encefálico. O corte aberto em seu crânio tem cerca de 20 centímetros de comprimento, iniciando-se na testa e indo até a região atrás da orelha. Maria Dalva sofreu fraturas no fêmur, joelho e tornozelo direitos. E Pedro Paulo está com fratura exposta na perna esquerda.

Os três foram inicialmente atendidos no Hospital Municipal de Portel pelo cirurgião Evandro Pereira dos Santos. Porém, dada a gravidade do estado de saúde dos pacientes, o doutor Evandro determinou a transferência deles a Belém, acionando o Corpo de Bombeiros para fazer o transporte.

Isaías, por ser o que está em estado mais grave, foi o primeiro a ser transferido. Por volta das 13h30, ele chegou de helicóptero ao hangar da Líder Aviação, ao lado do Aeroporto Internacional de Belém. Apesar da abertura na cabeça, Isaías chegou consciente. 'No hospital, após raio X, ele foi medicado para evitar o edema cerebral, o que poderia causar-lhe a morte, e também recebeu medicação para controlar a dor', informou o médico Dimas Sisnando, que acompanhou Isaías durante a viagem de helicóptero.

Homens do Corpo de Bombeiros, coordenados pelo capitão BM Silva Feitosa, da Coordenação de Operações Aéreas (Coa), foram os responsáveis pelo traslado Portel-Belém. Do hangar, o paciente seguiu numa ambulância do Corpo de Bombeiros para o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua.

Tão logo deixou Isaías, a equipe do capitão BM Silva Feitosa retornou para Portel para buscar Maria Dalva. A viagem de helicóptero dura cerca de 1h30 e a previsão de chegada da segunda paciente em Belém era entre 16h30 e 17 horas de ontem.

Já Pedro Paulo, cujo estado é considerado menos grave, está sendo transferido de barco. Ele saiu de Portel ontem às 14 horas e deve chegar a Belém hoje, às 6h.

O local do desabamento pertencia à madeireira Amacol, que, segundo os moradores daquele município, faliu há cerca de 10 anos, abandonando o galpão do bairro Pinho, onde funcionava sua sede. Nos últimos anos, o terreno em seu entorno passou a ser povoado por várias famílias, dando origem a uma área de ocupação. Retirar as telhas do galpão abandonado para cobrir as casas virou hábito dos habitantes locais. Após o desabamento, a área foi isolada.



Termina prazo em Portel

A Prefeitura de Portel encerra hoje as inscrições para o concurso que vai selecionar agentes comunitário de saúde e de combate às endemias. A oferta é de 186 vagas. Ambos os cargos exigem o nível fundamental completo. As inscrições devem ser realizadas no site da Ordem (www.ordem-pa.org.br), organizadora do concurso. Para a realização da inscrição o candidato deverá primeiramente efetuar o pagamento do valor da taxa de inscrição, no valor de R$ 25, nas seguintes instituições bancárias: Banco do Brasil, Agência 3074-0, conta corrente Nº. 27.345-7; Caixa Econômica Federal, Agência 1578, conta corrente 56-7; Banco do Estado do Pará, Agência 25, conta corrente 301.771-0. O candidato deverá confirmar sua inscrição no período de 28 a 30 deste mês no prédio da Câmara Municipal de Portel.

186 vagas
Salários não divulgado
Nível fundamental

Nenhum comentário:

BATE PAPO PORTELENSE