3.12.09


Pará registra 196 casos de mal de Chagas
No Pará, 86 municípios são considerados como prioritários para o combate à doença de Chagas que, somente este ano, já infectou 196 pessoas, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Em Belém, já são 41 casos registrados sendo 15 concentrados no bairro do Jurunas. Segundo a farmacêutica Elenilde Góes, coordenadora do Programa de Doença de Chagas da Sespa, em todos os casos registrados no bairro, a doença foi transmitida de forma oral, pelo consumo de alimentos contaminados com as fezes ou pedaços do barbeiro, no entanto, ainda não é possível afirmar qual alimento causou o surto.

Nos 86 municípios identificados pela Sespa, há incentivos para a produção de açaí e histórico de ocorrências entre 2000 e 2007.

Entre os dados repassados pela secretaria, chama a atenção o número de casos registrados em Abaetetuba e Breves, cidades que, mesmo muito menores do que a capital, apresentaram 37 e 29 casos de Chagas em 2009, respectivamente, seguidas por Curralinho (22), Portel (18) e Castanhal (9). Ao todo, os 196 casos identificados, entre janeiro e novembro, estão distribuídos em 28 municípios paraenses. “Estes dados refletem a manipulação inadequada dos alimentos. Precisamos intensificar as ações de vigilância sanitária”, analisa Elenilde Góes.

Vigilância que falhou no caso da família do batedor de açaí Hélio Pacheco, 51, morador do Jurunas. Ele, a mulher, dois filhos e um genro foram infectados pela doença este ano.

Nenhum comentário:

BATE PAPO PORTELENSE