14.12.09

Funtelpa inaugura novas retransmissoras

A Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa) inaugura neste sábado (11), às 10h, a 55ª retransmissora da TV Cultura do Pará. A inauguração será no município de Gurupá, no arquipélago do Marajó. No domingo (13), no mesmo horário, será inaugurada a repetidora de Eldorado do Carajás, na Região de Integração dos Carajás. E ainda há mais uma inauguração marcada para a próxima quarta-feira (16), no município de Porto de Moz.


Com cerca de 25 mil habitantes, Gurupá é o 11º município do Marajó a receber o sinal da TV Cultura. A emissora pública paraense poderá ser vista pelo Canal 5. No Marajó, 10 dos 16 municípios já possuem repetidoras da TV Cultura: Breves, Melgaço, Portel, Santa Cruz do Arari, Soure, Anajás, Bagre, Cachoeira do Arari, Muaná e São Sebastião da Boa Vista, além das vilas de Porto Alegre e Mainardi, ambas em Breves. É a região com o maior número de retransmissoras.


Em Eldorado do Carajás, a Funtelpa inaugura a 56ª retransmissora da TV Cultura, que poderá ser sintonizada pelo Canal 11. Com cerca de 30 mil habitantes, Eldorado será o quarto município da Região dos Carajás a receber a emissora, que já pode ser vista em Parauapebas, São João do Araguaia e Curionópolis.


A TV Cultura do Pará já possui retransmissoras em todas as nove Regiões de Integração estabelecidas pelo governo estadual por meio da Secretaria de Integração Regional. No Araguaia, são três repetidoras: Floresta do Araguaia, Alacilândia e São Félix do Xingu.


Na Região do Baixo Amazonas, são seis retransmissoras: Monte Alegre, Óbidos, Terra Santa, Oriximiná, Juruti e Curuá-Una. Na Região de Integração do Guamá, são oito: Vigia, Marapanim, Santa Maria do Pará, Castanhal, Igarapé-Açu, São Miguel do Guamá, Curuçá e São Domingos do Capim.


Na Região do Rio Caeté, são quatro repetidoras da Cultura: Salinópolis, Bragança, Capanema e Santa Luzia do Pará. Na Região do Rio Capim, são sete municípios: Tomé-Açu, Ipixuna do Pará, Mãe do Rio, Irituia, Ourém, Rondon do Pará e Capitão Poço.


A Região do Tocantins possui cinco retransmissoras: Abaetetuba, Igarapé Miri, Cametá, Acará e Baião. A Região do Xingu tem quatro: Medicilândia, Brasil Novo, Senador José Porfírio e Pacajá. Na Região do Lago de Tucuruí, a TV Cultura possui retransmissora em Goianésia.


Somando-se os cinco municípios da Região Metropolitana de Belém (Ananindeua, Belém, Benevides, Marituba e Santa Bárbara), que recebem a programação da TV Cultura diretamente do transmissor, a emissora pública paraense já alcança 55 municípios e quatro localidades, com população estimada em 3,4 milhões de pessoas. A Funtelpa tem como meta chegar à marca de 80 retransmissoras até o final de 2010.


Carlos Gondim - Ascom/ Funtelpa

Nenhum comentário:

BATE PAPO PORTELENSE