28.4.11

Diário do Pará Online

Marinha faz ação de saúde e cidadania no Marajó

O Navio Patrulha Bracuí chegou a Soure no início da tarde de ontem para as ações da Operação Chance Para Todos XXIV, da Marinha do Brasil, em parceira com a Receita Federal e a Polícia Federal. Serão 40 profissionais envolvidos, que farão atendimento médico e odontológico, palestras educativas, fiscalização de embarcações e orientação para prevenção de acidentes com escalpelamento.

A operação irá até o dia 26, seguindo também para Porto de Moz e Breves. Envolve também outros navios da Marinha. Em Curralinho, está o navio auxiliar Pará, que percorrerá outros municípios próximos. O navio patrulha Pampeiro estará em Curralinho e depois em Portel e Breves, e o navio patrulha Parati ainda sairá de Belém em direção a Breves, onde todas as unidades se concentrarão para a ampla divulgação das ações de combate ao escalpelamento.

Pelo menos 15 adolescentes fugiram do Ciam

Dos 97 detentos do Centro Internação Masculino (Ciam) 15 fugiram nesta terça-feira (04). Ontem policiais informaram que pelo menos 40 teriam se rebelado e fugido, mas após a contagem dos internos foi confirmado que o número era menor. Destes, seis foram recapturados durante a noite outros dois na madrugada de hoje.

Para um policial, a fuga teria acontecido por causa da superlotação. “São oito adolescentes para uma cela que deveria comportar duas pessoas. Existe um excedente de mais de 40 detentos”. Uma testemunha, que não quis se identificar, informou que desde segunda-feira (3) os adolescentes estariam se rebelando. Mas a fuga só aconteceu ontem, por volta das 20h30.

Em meio à revolta, os adolescentes promoveram quebra-quebra nas paredes dos quartos. Antes de fugir, ainda se esconderam em um terreno coberto de mato que fica atrás do centro.

Diante da revolta dos infratores, agentes do Ciepas (Companhia Especial de Policia Assistencial) foram acionados pelos monitores do centro para acalmar a rebeldia dos adolescentes que depredaram o patrimônio publico. “Chegamos quando tentavam fugir, alguns estavam alterados e precisamos contê-los porque estavam destruindo o patrimônio”, informou a tenente Priscila.

AO PSM

A militar informou também que durante a operação de ordem no centro, cerca de oito adolescentes foram encaminhados para o Pronto-socorro da 14 de Março por causa de lesões sofridas em confronto com a polícia.

“Alguns garotos foram levados para o pronto-socorro por terem sofrido lesões não letais provocada por balas de borracha”.

DESTRUIÇÃO TOTAL

Na frente do Ciam, vestígios da ação dos adolescentes comprovavam a depredação do patrimônio: diversos colchonetes rasgados e outros materiais de uso pessoal dos menores estavam no lixo. Para dar reforço à operação de resgate dos fugitivos, diversas viaturas da policia militar transitavam pelas proximidades.

Por volta das 23h, seis adolescentes foram capturados pelos cabos Luís, J. Passos e Leonel da Polícia Militar, da 22ª ZPol (Bengui).

“Pegamos os menores na descida do ônibus Satélite, na Augusto Montenegro próxima a rua Santo Antônio, em Icoaraci. Vimos esse menores todos sujos de lama, sem camisa, em atitude suspeita. Eles mesmos se identificaram”, informou o cabo J. Passos.

A maioria dos menores infratores detidos no Ciam responde por assalto (157), exceção de um adolescente acusado de ter participado do homicídio contra um policial militar em Portel, ocorrido no mês passado. (Diário do Pará)

Comentários Recentes

* luis feitosa disse: Comentário postado em 23/06 Terça-feira às 23:09h "è inclivel como a impunidade neste Estado prevalece, me refiro ao delegado Lazaro falcão, denunciado na CPI da pedofilia em portel, esse elemento continua na função de Delegado sem nada ter acontecido com ele, agora eu tenho certeza pelo fato dele ser amigo corregionário do PPS do relator o Dep.Jordy, que deve ter feito de tudo pra dar em pizza o envolvimento do Delegado nessa CPI, égua chega dar nojo de ver situação como essa que so vai mesmo punido é o cara que não tem dinheiro, pois aquele caso no interior de São Paulo, onde so foi pra cadeia o Burracheiro e o seu sobrinho, pois o resto estão ai é achando graça de todos, como é o caso desse Delegado."

Nenhum comentário:

BATE PAPO PORTELENSE