10.9.09

Governo do Estado capacita profissionais de saúde de oito muncípios do Marajó



Da Redação
Agência Pará


Profissonais de saúde e parteiras de oito município so Marajó aprenderam mais sobre pré natal, parto, cuidados e reanimação de recém nascidos


Maria Moreira Correa, a Maria Velha, de 79 anos, é uma das parteiras mais antigas da cidade de Portel no Marajó. Metade de sua vida foi dedicada a trazer crianças ao mundo e ela até perdeu as contas de quantos partos fez. "Acho que foram uns cinco mil partos, desde que eu tinha 40 anos de idade eu tenho esse dom, mas nunca parei pra contar. Já fiz partos complicados só com a luz de lamparina, já peguei menino dentro da canoa no meio do rio", conta ela.


Quem vê dona Maria Velha em meio aos jovens médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, agentes comunitários de saúde e parteiras, nem acredita que essa velhinha que já superou tantos dificuldades e continua na ativa fazendo partos no hospital de Portel, ainda tem gás para encarar mais um desafio: enfrentar uma maratona de 16 horas de aulas práticas e teóricas, promovida pelos profissionais de saúde da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, em Breves, cidade escolhida para sediar a primeira etapa de capacitação do Projeto de Educação Continuada em Saúde com Ênfase em Neonatologia e Atendimento à Gestante que aconteceu nos dias 4,5 e 6 de setembro.
Mas dona Maria tem uma bom motivo para tanta dedicação: "Sei que com o que eu estou aprendendo aqui mais a fé que eu tenho em Deus, ainda vou poder ajudar muitas mulheres e crianças", diz a parteira.


A força de vontade da parteira Maria Velha foi exemplo para todos os profissionais de saúde que participaram do treinamento em Breves. Equipes multiprofissionais de Afuá, Anajás, Bagre, Breves, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel aprenderam mais sobre cuidados com a gestante no pré natal, assistência durante o parto, cuidados e reanimação de recém nascidos e a importância do aleitamento materno.


Para o secretário de saúde de Breves, José Maria Acioli, a capacitação é um momento histórico para o Marajó já que reuniu cada integrante de equipes multiprofissionais, desde a parteira até o médico. "Vejo que está sendo plantada uma semente que vai germinar. Cada profissional que está participando será um multiplicador desses conhecimentos em seus municípios e a saúde nesta região vai viver uma nova etapa.", disse Acioli.
O curso ainda terá um período para a prática dentro da Santa Casa que acontecerá na segunda quinzena de setembro. Em outubro profissionais de mais oito municípios marajoaras passarão pela capacitação em Soure.



Visita - Os dois primeiros dias de treinamento foram dedicados às aulas práticas e teóricas. No terceiro dia, os capacitadores da Santa Casa visitaram o hospital municipal de Breves e as Unidades de Saúde do bairro Bandeirantes, Riacho Doce, Castanheira e a Unidade de Saúde da Zona Rural, três delas ainda em processo de reestruturação.
Para a neonatologista Marília Farias, uma das capacitadoras do Projeto, visitar os serviços de saúde foi importante para conhecer a realidade dos profissionais capacitados. "Percebemos algumas das dificuldades que eles enfrentam, como na utilização de alguns equipamentos que eles possuem no hospital. Pudemos sugerir algumas adaptações também em relação aos serviços e isso foi importante para eles e para nossa experiência também", afirmou a médica.


Etiene Andrade - Santa Casa

Nenhum comentário:

BATE PAPO PORTELENSE