9.7.08


Produção de jovens e crianças no arraial junino do Curro Velho belem
Da Redação
Agência Pará

A Fundação Curro Velho (FCV) vai realizar uma série de eventos em comemoração ao período de festas juninas. Além de danças típicas, serão mostrados trabalhos feitos por jovens que participam de oficinas desde o início do ano. Ainda em fevereiro, a fundação iniciou um trabalho de divulgação da cultura junina entre os jovens e crianças, com aulas de dança, teatro e oficinas de confecção de instrumentos, que serão usados por eles nas apresentações deste mês.

Os eventos pretendem reconstituir e fortalecer as bases coletivas e solidárias de uma das mais expressivas manifestações culturais: as festas juninas. O incentivo ao reconhecimento dos elementos folclóricos é um dos objetivos da FCV.


Além de apresentações de dança e teatro, e exposição de trabalhos artesanais relacionados ao tema junino, o programa da fundação contou com um seminário realizado entre os dias 17 e 20 de junho, que debateu o significado dos símbolos juninos, como o pássaro e o boi, e formas de gestão pública na área de cultura.


17h - Abertura com cortejo de bois, pássaros e bichos. Saída da Universidade do Estado do Pará (UEPA), localizada na travessa Djalma Dutra. O arrastão passará pela Vila da Barca, com chegada na FCV, com levantamento do mastro de todos os Santos. O evento contará com a participação do Boi Bumbá Caprichoso.

18h30

- Teatro da FCV: pássaros e bois do interior do Estado - Cametá, Portel, Abel, Figueredo, Colares e São Caetano de Odivelas

Nenhum comentário:

BATE PAPO PORTELENSE